terça-feira, 28 de abril de 2009

Perguntas


ENTREVISTA SOBRE O ENSINO DE
FILOSOFIA NO ENSINO MÉDIO
(Entrevistadora Ana Vecchio,4º ano de Filosofia da Metodista em SP)

Prof. Flavio Kulevicz Bartoszeck[Entrevistado)  Curitiba- Pr






1º) Qual a importância da filosofia?

A filosofia em sua essência deveria ser uma procura pela sabedoria. Esta procura deveria ser feita em duas frentes principais, a primeira a via do método, a segunda da reflexão. Pelo método entendemos, como proceder. Pela reflexão, saber o que veio antes. A importância da Filosofia seria, então a de dar a oportunidade de melhorarmos como acontece o "conhecer" , como também saber o que já pensaram a respeito dos problemas do conhecer.







2º) Qual a relação e a importância
com o trabalho desenvolvido em sala de aula?

O trabalho desenvolvido em sala de aula está pautado em propiciar aos estudantes duas aptidoes principais. A primeira é de lidar confortavelmente com os aspectos históricos dos trabalhos filosoficos, ou seja, uma explicação abrangente e sistematica dos principais filósofos e suas contribuições. Esta seria a vertente da reflexão. Para a vertente do método seriam empregados conteúdos temáticos( liberdade, trabalho, alienação), para que o aluno possa, um dia por na prática um sistema pessoal de resoluções de problemas.







3º) Em relação ao conteúdo
filosófico qual a realidade dos discentes?

Os alunos sentem-se melhor atraidos a temática do que ao conteúdo histórico. O que é de se esperar, levando-se em conta experiências do ensino de história pura, o qual  angaria maior exito quando trata de assuntos atuais em detrimento dos temas longínquos, de tão distantes beiram o abstrato. 







4º) O que e como trabalha a filosofia em sala de
aula?



A Filosofia em sala de aula é trabalhada utilizando-se de livros desenvolvidos pelos próprios professores chamado " projeto Folhas" http://www8.pr.gov.br/portals/portal/projetofolhas/index.php  

Este seria um apanhado elaborado entre temas e história da filosofia, porém de difícil manipulação e assimilação dos alunos sozinho, sendo utilizado livros de temas tranversais repassados pelas editoras que tratam da disciplina. 


5º) Qual a relação da formação
acadêmica e a prática de Ensino?

A formação em filosofia trata em excelencia a pesquisa científica. Porém, mesmo na dita licenciatura peca em munir os futuros professores com as ferramentas necessárias no lidar com o ensino obrigatório. Tal discrepância deve-se ao fato do caminhar filosófico ser pensado como um ato de livre escolha, algo incompatível com alunos os quais está facultada, ainda qualquer tipo de escolha.







6º) Qual a percepção discente da
filosofia?

A percepção é majoritariamente negativa. Porém, os discentes expressão uma opinião negativa sobre todas as materias do quadro de disciplinas. O problema, então não está somente quanto ao como a Filosofia deve ser ensinada, mas sim em como todas as disciplinas devem ser ensinadas.







7º) Há algum elemento do Ensino da Tradição
que fundamenta a sua prática?

A minha prática fundamenta-se mais em tentativas pessoais de ensino e resposta utilizando-se os alunos como feedback. Tal qual a ciência, estratégias que não funcionam devem ser descartadas. Teorias que não sejam verdadeiras, devem ser pautadas como sendo de conteúdo histórico, pois o curso de filosofia é sobre a procura da sabedoria e não um curso de mitologia, do repassar informação duvidosa com uma aura de importância.







8º) Qual a relação da escola, com o
poder local e a comunidade?

A escola tenta que a comunidade faça a sua parte em desenvolver a escola. Porém, a sociedade já delegou esses poderes para o estado. O estado deveria fazer leis e cumpri-las para que o encaminhamento do trabalho pedagógico ocorra. Como tal não acontece há um jogo de acusações e trocas de responsabilidades. O aluno acaba ficando como um número, sendo da custódia da escola, que pouco pode fazer.







9º) A docência é uma prática ou
uma profissão solitária. Por quê?

A docência, em termos de ensino básico é uma prática compartilhada. Compartilhada pois, os professores veem-se com tantos percaulços em sua investida na educação que o unico amparo é o seu colega de intervalo ou hora atividade. Diferentemente do ensino superior(ou(e) o particular), o qual por sua natureza de pesquisa, há uma inerente rivalidade entre os professores, pois todos estão disputando as famosas " hora aulas" e podem a todo momento perder o seu posto, por outra pessoa melhor qualificada ou relacionada, gerando uma reserva natural entre os profissionais.







10º) Qual a linguagem desenvolvida em sala de aula
e a técnicas ou modo como lida para que o aluno compreenda e
se interesse pela filosofia?

A linguagem desenvolvida deveria ser de um nível de compreensão dos alunos. Porém, isso é de difícil tratamento. Com a suavização da linguagem o aluno perde a oportunidade de encontro com maneiras diferentes do pensar. Pois, um estilo mundado de fala encobre os significados dos conceitos. Assim, a Filosofia, vira uma verdadeira " filosofia de Butequim" .







11º) Educação é alienação
ou esclarecimento?

A educação, se for tratada de uma forma de compromisso é esclarecimento. Se for feita de uma forma obrigatória, mandatária é alienante.







12º) Qual a sua concepção de
Educação.

A minha concepção de educação prescreve um acordo entre as partes. Acordo entre aquele que envia a informação com aquele que a recebe. Este acordo pode prescrever a correção do conhecimento vindouro da informação, pois, todos nós apreendemos de forma diferente a informação, transformando a em conhecimento. Tal adequação pode ajudar uma das partes do acordo numa possível inserção no mercado de trabalho e de pesquisa. 



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